quinta-feira, 16 de março de 2017

H I S T Ó R I A - EF

H I S T Ó R I A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL


01. HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO: Sinais convencionais de trânsito; Meios de comunicação; As diversas profissões no campo e na cidade; Documentos que as pessoas precisam para exercer sua cidadania; Papel social das diversas ocupações; Semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais; Noções de como planejar os gastos; A importância do comportamento ético e do exercício da cidadania; Direitos e deveres do cidadão, do bairro, e sua importância na garantia de qualidade de vida dos moradores; Direitos e deveres do consumidor quanto à utilização de energia, água e esgoto; Aspectos referentes à cultura indígena e povos tradicionais; Características da cultura indígena e povos tradicionais: costumes, religião, vestuário, etc.; As manifestações culturais típicas de nossa região: festas folclóricas e datas comemorativas; A comunidade como patrimônio histórico e cultural e a importância da sua preservação.

02. HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS: A história do município; As diversas formas de produção de bens de consumo no campo e na cidade; A organização dos poderes no âmbito municipal e estadual (executivo, legislativo e judiciário), bem como a forma como são escolhidos os representantes desses poderes; Noções de décadas, século e milênio; Problemas sociais relacionados à questão da terra e à preservação da cultura dos povos regionais; Características da sociedade portuguesa no período das grandes navegações; Elementos que constituíram a colonização Portuguesa no Brasil, e seus efeitos sobre a sociedade indígena; As relações de domínio dos brancos sobre os índios e negros, a partir da imposição do trabalho escravo e da aculturação provocada pela catequese; A escravidão no Brasil.

03. AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E DE TRABALHO E PODER: Os principais habitantes do Brasil; Mitos de origem do mundo e do homem: história, mitos e lendas; Os grupos humanos e o nascimento do Estado; Diferentes povos do Oriente (fenícios, persas, hebreus, egípcios e outros); Grécia e Roma; A importância da religião na prática social dos povos da antiguidade oriental; A noção de Império: relações sociais, de poder e econômicas; O conceito de Estado, religião e poder; O conhecimento, as expansões e o imaginário do mar; A Europa e as navegações; Natureza e povos do Brasil; Os portugueses no Brasil; As relações de produção e relações sociais: a construção de expressões de poder; As ordens religiosas e a educação; Os aldeamentos indígenas no Brasil; Diferenças étnico-culturais no Brasil; As primeiras administrações portuguesas no Brasil; Missões jesuíticas e aculturação indígena; As diferentes temporalidades e os sujeitos históricos; Características econômicas e de uso da terra e prejuízos ao meio ambiente; Diversidades étnico-culturais no tempo; Conceito de exploração; Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias; As disputas pelo poder: estados nacionais, povos, mentalidades, representações e gênero.

04. NAÇÕES, POVOS, LUTAS, GUERRAS E REVOLUÇÕES: As reformas no Brasil; O processo de independência do Brasil; A Constituição de 1824; Relações internacionais e jogos de poder; A construção dos heróis brasileiros e da identidade nacional; Diferentes relações sociais a partir da diversidade étnico-cultural; O império brasileiro; Conflitos e lutas por poderes regionais; Consolidação do território brasileiro; Movimentos de independência em toda a América Latina; Conceito de território e de nação; Os mitos da independência; Interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico, envolvendo a cidade e o campo; Processo de imigração; Relações de trabalho e o fim do regime escravagista; ideias republicanas, Resistências escravas e quilombos; Leis abolicionistas e interesses diversos; Repensando o conceito de escravidão; República e outras formas de governo; Relações sociais, políticas e econômicas na república; Industrialização no Brasil; Reformas na educação; Políticas indigenistas.

05. CIDADANIA E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – RELAÇÕES DE PODER, NAÇÕES E COTIDIANO: Panorama do século XX no mundo; Conflitos e guerras que marcaram o século XX; Movimentos sociais no século XX; Crise política e produção artística; O Brasil na Primeira Guerra; O contexto político, econômico e cultural da sociedade política, no século XX; Cenário do período entre as duas guerras mundiais; Imigração para o Brasil e diversidade étnico-racial; Ditadura e democracia: estado e poder; Bipolarismo político: capitalismo e socialismo; O populismo no mundo; O crescimento do totalitarismo; Nazismo, fascismo e segunda guerra mundial; Democracia e totalitarismo no mundo; O Pós-guerra e a ordem mundial; A ONU e os Direitos Humanos; A industrialização do Brasil – relações com a economia mundial; A associação da ideia de progresso ao desenvolvimento econômico; A questão social e as organizações de trabalhadores; Organização de partidos políticos; O contexto da Guerra Fria; As ditaduras na América Latina; Intervenção política e militar dos EUA; Países socialistas: revoltas e revoluções no campo e nas cidades; Brasil: Estado e propaganda; a música brasileira; arte popular; a televisão como veículo de comunicação; Integração e manutenção do território brasileiro; Diversidade de manifestações artísticas; Formas de resistência; Redemocratização no Brasil: o movimento das Diretas Já!; A Constituição de 1988; O papel das eleições na construção da cidadania e da democracia; Cidadania e atuação política e social; Movimento estudantil; Movimentos indígenas no século XX; Formas de trabalho e globalização; O meio ambiente – movimentos sociais e transformação; Negros e índios na sociedade atual; Desenvolvimento dos meios de comunicação e informação; Neoliberalismo; Diferentes formas de ação social.

06. HISTÓRIA DE RONDÔNIA: A população indígena; O Forte Príncipe da Beira; O primeiro ciclo da borracha; A construção da E.F.M.M.; A importância de Aluízio Ferreira; O segundo ciclo da borracha; A abertura da rodovia BR-364; Os governadores do Território Federal do Guaporé e do Território Federal de Rondônia; Os garimpos de ouro do Rio Madeira; A criação do Estado de Rondônia e os Governadores do Estado de Rondônia; Comunidades Quilombolas.

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